lúpus

lúpus

domingo, 28 de outubro de 2012

Quimioterapia -  Pulsoterapia

Quimioterapias similares às do tratamento do câncer são usadas para suprimir o sistema imunológico do paciente com lúpus. As drogas mais comuns usadas nesse tratamento são a azathioprina (Imuran) e ciclofosfamida (Cytoxan). Essas drogas normalmente são reservadas às pessoas com manifestações mais sérias da doença como a nefrite lúpica ou distúrbios neurológicos onde o tratamento com corticosteróides falhou. Devido aos efeitos tóxicos associados a essas drogas, alguns dos quais muito sérios, é muito importante que as quimioterapias sejam conduzidas apenas por médicos acostumados com o seu uso.

Os possíveis efeitos tóxicos das quimioterapias são consideráveis e os pacientes tratados com essas drogas devem ser cuidadosamente monitorados. As drogas afetam as células produzidas pela medula óssea incluindo leucócitos, hemácias e plaquetas. Por isso, pacientes tratados com quimioterapia devem fazer exames de contagem do sangue (CBC) para ter certeza de que os níveis dessas células no sangue não fiquem muito baixos. E ainda, a quimiterapia reduz a capacidade do indivíduo de combater infecções; sendo também mais suscetíveis a ataques viróticos como herpes e outras infecções mais sérias.

Existem ainda outras toxidades distintas para cada tipo de droga usada na quimioterapia. A ciclofosfamida, por exemplo, pode causar náuseas e vômitos, perda de cabelo, complicações na bexiga, e esterilidade. A azathioprina normalmente causa distúrbios gastro-intestinais e tem sido associada com um tipo de hepatite alégica. Imagina-se que ambas as drogas podem aumentar o risco da pessoa desenvolver câncer.

Há uma necessidade das pessoas com lúpus em saber mais sobre as drogas usadas no tratamento. Esse texto fala brevemente sobre as mais importante e mais usadas drogas utilizadas. Se você tiver questões ou dúvidas relativas às informações aqui apresentadas, você deveria checar com seu médico, farmacêutico ou outro profissional da área.

Um comentário: