lúpus

lúpus

terça-feira, 30 de outubro de 2012

“O Lúpus respeita a minha maternidade”, diz Cristiane, portadora de Lúpus, mãe de Vitória, com seis meses

Última atualização: 09/05/2011
Atualizado em 09/05/11
Por Daya Lima - Portal Reumatoguia
“Ai meu Deus, não posso ficar grávida agora!” Foi este o primeiro pensamento de Cristiane de Araújo Cabral, que é doméstica e tem 33 anos, e já tinha um filho de 13 anos, Renato. Ela, que diagnosticou Lúpus há, apenas, três anos, tem uma filha, Vitória, de seis meses.
“Não queria ter ficado grávida. Apesar de ter Lúpus (LES), estava passando por um momento difícil na vida e uma gravidez não estava nos meus planos. Além disso, sei que não poderia engravidar sem planejamento, mas, aconteceu”, diz a mais nova mãe da família.
Entretanto, de acordo com os médicos, ela poderia seguir com a gravidez, normalmente. “Só precisei suspender um medicamento, apenas”.
Cristiane diz que tinha os sintomas de Lúpus desde quando era bem jovem. De vez em quando, de acordo com ela, apareciam algumas manchas pelo corpo, mas, todo mundo dizia que era por causa do calor. No inverno as feridas também estavam presentes, mas, segundo ela, “a família dizia que era por causa do inverno”.
Só há três anos, quando apareceram várias feridas pelo corpo, aftas na língua e dores nas juntas, foi que Cristiane procurou um médico e descobriu a doença. “Tomei um choque. Ninguém queria que eu entrasse na internet para saber mais sobre a doença. Todos diziam que eu iria me escandalizar e acabaram me poupando disso”. A doença ficou ativa por um ano. Depois, só controle.
Durante a recente gravidez, Cristiane foi colocada a prova, mas, em geral, teve uma gestação tranquila. “Quando estava com quatro meses de gestação, me separei do marido e, por conta disso, tive complicações emocionais e tenho certeza que isso deu uma avivada na doença. Foram nove meses de infecção urinária”, conta.
Mas, agora, com a linda Vitória nos braços, Cristiane diz se arrepender de não ter desejado a gravidez. “Dei este nome por conta das dificuldades que tive. Ela é minha vitória e não me vejo sem ela. A doença não atrapalhou nada e sou mãe como qualquer outra. Amamento até hoje e o Lúpus respeita essa minha fase, pois, não entrou em atividade e nós duas estamos saudáveis”, finaliza

Nenhum comentário:

Postar um comentário