lúpus

lúpus

sábado, 27 de outubro de 2012

DOENÇAS CARDIOPULMONARES;O coração e os pulmões são freqüentemente afetados nos pacientes com lúpus sistêmico eritematoso (LSE). O grau do envolvimento cardiopulmonar varia desde a ausência de sintomas até complicações que requerem tratamento para o resto da vida. De fato, problemas no coração são a terceira causa mais comum de mortes de pessoas com LSE.

Problemas Cardíacos

O Lúpus pode atingir todas as partes do coração incluindo o pericárdio (saco externamente fibroso e internamente seroso, que reveste por fora o coração), miocárdio (a camada média, e mais espessa, da parede do coração, formada por músculo cardíaco), endocárdio (membrana que forra interiormente o coração) e artérias coronárias.

Pericardite (inflamação do pericárdio) é a doença mais comum que atinge o coração de pessoas com lúpus. Ela ocorre quando a membrana do pericárdio é atacada por auto-anticorpos e fica inflamada. Os sintomas mais comuns são pontadas no tórax abaixo do esterno, febre, batimento cardíaco acelerado e, ocasionalmente, falta de ar. A dor pode variar conforme a posição do corpo. Freqüentemente, a dor pode ser aliviada curvando o corpo levemente para a frente. A dor torácica pode ser comparada à dor de um ataque cardíaco. Em alguns casos de pericardite, os pacientes podem não apresentar sintoma algum. Exames sangüíneos, raios-X do tórax, EKG e ecocardiograma podem ser feitos para ajudar a diagnosticar a pericardite. O ecocardiograma é uma espécie de ultra-sonografia do coração que mostra ao médico se existe fluido em volta do coração. Nas pessoas com lúpus, não é raro encontrar uma quantidade excessiva de fluido ao redor do coração. Pelo fato da pericardite poder ser causada por outras condições além do lúpus, é necessário que a causa seja determinada com exatidão antes do início do tratamento. Se a pericardite é causada por infeção ou falha renal, o tratamento é diferente de quando ela é causada pelo lúpus. A pericardite lúpica pode ser tratada com agentes anti-inflamatórios. Se essa forma de terapia não tiver sucesso, um breve uso de corticóide é normalmente necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário