lúpus

lúpus

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

  • Reumatoguia > Artigos
  • Lúpus – Mitos e Verdades


    Última atualização: 09/05/2011
    Atualizado em 09/05/11
    Por Daya Lima - Portal Reumatoguia
    Lúpus (LES) é uma doença contagiosa.
    Mito – Lúpus Eritematoso Sistêmico, LES ou simplesmente lúpus não é contagiosa, é uma doença auto-imune, caracterizada pela formação de auto-anticorpos e pela expressão clínica de diferentes manifestações de inflamação mediada por mecanismos imunológicos.

    Só mulheres desenvolvem a doença.
    Mito – Embora o Lúpus seja mais comum em mulheres (em torno de 90% dos casos), os homens também podem ter a doença.

    Crianças podem ter Lúpus.
    Verdade – Apesar de aparecer mais na idade adulta, existem casos (raros) da doença em crianças.

    Lúpus pode manifestar-se , somente, na pele da pessoa.
    Mito – Além da pele, outros órgãos também podem ser acometidos, como membranas serosas (pleura, pericárdio, membrana sinovial), medula óssea, rins e cérebro.
    Lúpus é uma doença rara.
    Mito – Ela é pouco frequente, e não rara. A prevalência mundial é de cerca de 1 em 1000 a 1 em 1.600 pessoas, variando nos diferentes grupos étnicos e raciais embora mulheres negras possuem uma incidência um pouco mais elevada.

    Lúpus é hereditário.
    Mito – Especialistas dizem que o que pode ter é uma predisposição genética e não uma hereditariedade. Ou seja, não é porque seu pai tem que você vai ter também.

    Atividade física e Lúpus não combinam.
    Mito – Nada impede a pessoa que tem lúpus fazer atividade física, desde que seja com acompanhamento médico e adequado às suas limitações.

    Pessoas com Lúpus não podem tomar sol.Verdade – O sol e sua irradiação faz a doença entrar em atividade. Por isso, é indicado que todas as pessoas que têm Lúpus usem protetor solar e evitem se expor o sol ao máximo.

    Mulheres, portadoras da doença, não podem ser mães.Mito – Embora a gravidez não seja indicada enquanto a doença estiver em atividade, a mulher portadora de Lúpus pode ter filhos. A indicação é que ela engravide com planejamento e com autorização do médico. Vale lembra que essa gravidez, tal como as outras, tem de ter um acompanhamento rigoroso.

    Quem tem Lúpus consegue namorar e ter uma vida sexual ativa.
    Verdade – A doença não atrapalha, em nada, a vida amorosa/sexual do paciente. O que pode acontecer, principalmente, quando a doença está ativa, é que a própria pessoa não se sinta atraente. Mas, é só psicológico. Procurar ajuda de um profissional, nestes casos, é recomendável.

    Quem tem Lúpus está condenado a uma vida sem qualidade.
    Mito – Quando a doença não está em atividade, a pessoa vive muito bem, como qualquer outra. Entretanto, quando o Lúpus está em plena atividade, algumas limitações são impostas, mas, nada que passe com o tratamento. Viver bem é muito possível.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário