lúpus

lúpus

segunda-feira, 29 de outubro de 2012


doacao_orgaosGraças ao progresso científico dos transplantes, oportunidades de longevidade a novas pessoas têm sido possível. Hoje, o Brasil possui o maior sistema de transplante de órgãos do planeta. Em colocação, é o terceiro país que mais desempenha esse processo, ficando atrás apenas da Espanha e Estados Unidos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o número de transplante de órgãos esse ano aumentou 24,3%, comparado ao mesmo período de 2008. Mas infelizmente, apesar do número crescente a realidade da fila de espera mostra como é necessário que mais pessoas se sensibilizem com o fato e seja um doador de órgãos, já que cerca de 60 mil brasileiros esperam na fila de transplante de órgãos no Brasil.
Diante da preocupação com os transplantes de órgãos, o Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (21) novas medidas, como investimento de R$24,1 milhões e novas regras para incentivar a realização de transplantes no Brasil. Mas as novas regras só estarão valendo a partir do dia 1º de novembro.
Doação de ÓrgãosAté o final do ano um site estará disponível para os pacientes consultarem em qual lugar se encontra na lista de espera. Isso pra deixar mais claro ao paciente como é que anda o andamento da carruagem. Outra alteração será quanto ao valor pago à equipe envolvida no processo de coleta dos órgãos, que irá duplicar. Dentre as novas ações, também será o acompanhamento com a família do doador e a manutenção dos possíveis doadores, como também pessoas menores de 18 anos terão preferência para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária. “Isso se dá devido à maior expectativa de vida desses pacientes”, disse o ministro.
Segundo o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, existe dois principais desafios. O primeiro é de sensibilizar a população a se tornar um doador potencial, o segundo é aumentar a captação de órgãos e, conseqüentemente a efetivação de transplantes.
Outra modificação feita é que agora doadores que possuem determinada doença transmissível, podem doar para pacientes que apresentam o mesmo vírus. Como por exemplo, órgãos de um doador que tenha hepatite C, poderão ser transplantados em um paciente que seja portador da mesma doença.
transplante_doacao_de_orgaos01O ministério também almeja agregar ao SUS a cirurgia de remoção e o processamento de pele, na qual é um processo incomum no Brasil. Segundo o Ministério, o transplante de pele é aconselhado para tratar de grandes queimaduras.
O transplante entre pessoas vivas é outro processo que sofreu modificações. Na nova regra, uma comissão de ética constituída por funcionários do hospital onde será feito o procedimento é que vai aprovar o transplante. Já que antes era preciso autorização judicial para realizar o ato.
E como forma de incentivo, um reconhecimento as entidades e empresas que ajudam no sistema de doação de órgãos foi citado através de um selo chamado de “Organização Parceira de Transplantes”. Na qual premiou a Rede Globo pelas reportagens exibidas no Jornal Nacional e Fantástico, pelas séries de reportagens do médico Dráuzio varela.
doador de órgãoDessa forma, existem milhares de pessoas aguardando por um gesto nosso para prosseguirem a viver. E como se tornar um doador de órgãos? É fácil! Não precisa de documentação é só decidir! Basta comunicar a família e amigos sobre a intenção de ser um doador.
Seja um doador de órgãos! É um ato de amor e solidariedade. Uma vida continuará a viver a partir da sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário