lúpus

lúpus

domingo, 28 de outubro de 2012

 

Nefrite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nefrite (do grego - nephrós - rim + itis - inflamação, pelo latim nephrite), também chamada nefroflegmasia (forma em desuso), consiste na inflamação dos rins, responsável por metade dos problemas renais[1]. (CID 10 N12).
Resulta de processo de inflamação disseminado no Nefron que podem atingir os glomérulos (estrutura renal em forma de novelo e responsável pelo trabalho de filtração neste órgão[2]) (Glomerulonefrite), e tem por base uma reação imunológica ou outra infecção (como na pielonefrite)[3]

Índice

[esconder]

[editar] Etimologia

Dentre as causas da nefrite a principal é o fenômeno imunológico, excessivo e anormal, quer decorrente de uma infecção, quer decorrente do processo de reação do organismo aos antígenos (corpos estranhos): atacados pelos mecanismos de defesa somáticos - anticorpos - ambos são transformados num complexo solúvel que, levados pela circulação sangüínea, se precipitam nos rins[1], especialmente nos glomérulos, que então sofre lesões inflamatórias (chamada, então, de Glomerulonefrite) e ainda os túbulos, os tecidos em torno dos glomérulos (chamados de tubulointersticiais) ou os vasos (chamando-se então vasculite). Esta reação anormal imunológica pode, além da precipitação nos rins, decorrer da presença do antígeno atacando o próprio órgão[3].
Destas causas infecciosas, podem decorrer de quaisquer microorganismos desencadeadores da reação imunológica anormal, tais como bactérias e vírus (como, por exemplo, do herpes)[1].
Das causas não infecciosas contam-se a reação imunológica medicamentosa a substâncias como o ouro, lítio e o captopril[1], substâncias similares à aspirina, a heroína e penicilamina[3] e ainda a doença em outras partes do organismo[1], dentre as quais o câncer, amiloidose, AIDS, diabetes, lúpus e outras[3].

[editar] Formas, intensidade e gradações

A nefrite pode ser aguda ou crônica. As lesões ocorridas podem ser mínimas ou tão intensas que provocam esclerose total da parte atingida - quanto maior a lesão, maiores as manifestações do quadro clínico do paciente e sua identificação laboratorial[1].
Em crianças, a forma aguda é curada entre 90 e 95% dos casos, percentual este reduzido nos adultos a 50%, quando então evoluem para a forma crônica[1].
A progressão da destruição da parte afetada pode ser rápida, ou evoluir devagar - sendo que a forma cronificada da doença pode demorar até décadas para chegar a destruir o rim. Se os sintomas persistirem por seis meses, tem-se a certeza de que a forma aguda tornou-se permanente, ou crônica.[1].

[editar] Tipos de nefrite

Conforme a parte renal afetada, a nefrite pode ser[3]:

[editar] Sinais e sintomas

Embora as diversas manifestações tenham sintomas diferentes e específicos, a nefrite tem como principais efeitos a diminuição do apetite, enjoo, vômito, cansaço extremo, insônia, coceira, pele seca e cãibras (principalmente à noite)[2], mas podendo até ser assintomática[3], em casos mais leves.
Nos casos crônicos, verifica-se a insuficiência renal crônica - sendo no Brasil a causa mais comum que leva à hemodiálise[2].

[editar] Prognose

O paciente relata diminuição da urina, esta apresenta-se sanguinolenta, edema ocular ou nas pernas.

[editar] Terapia

O tratamento varia consoante a causa primária. Nas infecções bacterianas das nefrites agudas, são suficientes o repouso e controle do excesso de água e sal, ou a ministração de antibióticos, se a infecção persiste[1].
Terminada a fase aguda, deve-se tratar a inflamação e visa a redução da formação do complexo antígeno-anticorpo por meio de anti-inflamatórios.
Na fase crônica o tratamento objetiva a manutenção do estado presente, impedindo o aumento das lesões[1].
Em todos os casos, o médico é quem irá determinar o melhor tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário